Cravo da Índia

Hoje vamos falar do cravo da índia, essa especiaria que tem aparência de um prego, essa característica deu origem ao seu nome porque em Latim clavus significa prego. Sua árvore pode chegar até 15 metros é nativa da Indonésia, mas se adaptou muito bem na África e no Brasil, a Bahia é hoje o maior estado produtor dessa especiaria.

O cravo da índia possui na sua composição alguns óleos essências que proporcionam inúmeros benefícios ao nosso organismo. São eles o eugenol, β-cariofileno e α-humuleno. Essas substâncias que atuam em nosso organismo como antiviral, antiúlcera, antidiabético, afrodisíaco, antioxidante, antitumoral, anestésico e anti-inflamatório, antimicrobiano, inseticida, inibidor de edemas, fagorrepelente, antialérgico e cicatrizante. O eugenol auxilia também no tratamento de náusea, flatulência, indigestão e diarréia.

Os benefícios do cravo da índia foram testados em animais e muitos precisam estudos precisam ser aprofundados, por exemplo, eugenol associado ao medicamento aciclovir inibiu a replicação do vírus da Herpes Simplex na sua fase inicial em camundongos. Em outro estudo foi constatado que o cravo da índia reduziu a quantidade de ácido gástrico e preveniu úlcera em ratos, isso aconteceu porque essa planta estimula produção de muco no estômago.

A ação hipoglicemiante dessa especiaria é ligeiramente inferior a ação do medicamento glibenclamida usado no tratamento de diabetes. Desta forma, ela é indicada como um tratamento complementar para paciente pré-diabeticos, com diabetes leve ou controlada com exercício físico e alimentação. A ingestão dessa especiaria mostrou redução nos níveis de açúcar e gordura no sangue além, da redução de enzimas antioxidantes.  

Todos os alimentos nos beneficiam com suas propriedades, o segredo está na quantidade. Pequenas quantidades freqüentes na alimentação é o segredo para prevenção de doenças. Agora que você conhece um pouco do cravo da índia quer inserir ele na sua alimentação? Vai lá em receitas temos uma dica especial para você!

Referências

  1. Affonso RS, Rennó MN, Slana GBCA, Franca TCC. Aspectos Químicos e Biológicos do Óleo Essencial de Cravo da Índia. Rev Virtual Quim. 2012 mar-abr;4(2):146-161.  
  2. Santos LGM, Cardoso MG, Lima RK, Souza PE, Guimarães LGL, Andrade MA. Avaliação do Pontencial Fungitóxico do Óleo essencial de Syzygium Aromaticum (L). Merr & Perry (Cravo-da-Índia). Tecno-Lógica. 2007 jan-dez;11(1):11-14.
  3. Silvestri JDF, Paroul N, Czyewski E, Lerin L, Rotava I, Cansian RL, et al. Perfil da Composição Química e Atividades Antibacteriana e Antioxidante do Óleo Essencial do Cravo-da-Índia (Eugenia Caryophyllata Thunb.). Rev Ceres. 2010 set-out;57(5):589-594.
  4. Almeida KAA, Amaral TA, Lyra TP. Uso Potencial do Pentravan para Veiculação de Eugenol Por Via Transdérmica. [monografia]. Pindamonhangaba-SP: FAPI Faculdade de Pindamonhangaba; 2014.

1475448928159

fernanda
  • fernanda
× Agende sua consulta