Aceita um amendoim?

Difícil comer somente um, é bom demais! O amendoim é um alimento consumido no mundo todo e nessa época aqui no Brasil está presente em vários quitutes no mês de junho e julho.

O amendoim é uma leguminosa (pertence ao grupo dos feijões, lentilhas, ervilha e grão de bico) cultivada em muitos países, aqui no Brasil é conhecida como amendoim, amendoís, amendoí, mandobi entre outros nomes. É a quarta oleaginosa mais plantada no mundo pois é utilizado tanto na alimentação humana como para produtos medicinais e cosméticos.

O amendoim é composto 50% de gordura, 25% de proteínas, além de fibra, vitaminas e mine-rais como; ferro, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo b e vitamina E. A gordura que compõe esse alimento auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, pois atua na redução do colesterol LDL (colesterol ruim) além disso o amendoim contém fitoeste-rois que é uma substância que diminui a absorção do colesterol no intestino eliminando nas fezes.

No entanto, esse alimento para ser plantado requer clima úmido e quente para se desenvol-ver o que propícia a criação de fungos se não tiver os cuidados necessários. Os fungos podem se desenvolver tanto na colheita, estocagem ou transporte do produto. Eles produzem afla-toxinas que são toxinas cancerígenas, mutagênicas e imunossupressoras. Por isso é muito importante comprar amendoim de fonte confiável, segura, que se preocupa com as boas práticas de fabricação do produto.

Seja torrado, cru, na forma de pasta para colocar na tapioca do treino, na paçoca, no pé de moleque, no chocolate, no chá de amendoim no São João, ele é bom de todas as formas.

fernanda
  • fernanda

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende sua consulta