Deixar ou não o feijão de molho?

Sim, é importante deixar o feijão de molho porque ele possui substancias antinutricionais (tripsina, fitatos, polifenóis e oligossacarídeos não digeríveis) essas substancias além de inibir a absorção de alguns nutrientes são responsáveis também por causar distensão abdominal (inchaço), dor e flatulência (gases), ao deixar o feijão de molho essas substancias são elimi-nadas.


Diante dessa informação, você já pode concluí que não é bom reutilizar a água em que o fei-jão ficou de molho. Aí você me pergunta…… Fe e os nutrientes do feijão não se perdem jogando a água fora? Sim, alguns estudos apontam que minerais como ferro, cálcio, zinco, entre outros se perdem no remolho, porém o restante que ficam nos grãos após o cozimen-to apresentam mais biodisponibilidade bem como as proteínas. Em outras palavras essas substâncias antinutricionais impedem desses nutrientes serem absorvidos pelo organismo e ao deixar os grãos de feijão de molho e descartar a água os nutrientes e a proteína ficam mais fácies de serem absorvidos pelo organismo.


O tempo ideal para você deixar o seu feijão de molho varia de 8h a 12h e a água deve ser trocada pelo menos 3 vezes. Dá para acelerar esse processo colocando os grãos em meio ácido como limão ou vinagre, uma colher de sopa de vinagre ou meio limão pequeno para uma xícara de feijão de molho em duas xícaras de água. Você pode ajustar essa medica de acordo com a quantidade de feijão que você prepara.


Agora você pode saborear o feijão sem ter desconforto abdominal depois, além de que seu feijão vai ficar clarinho e vai cozinhar rapidinho depois dessas informações.

fernanda
  • fernanda

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende sua consulta