Nutrição e comportamento

Sim, é importante deixar o feijão de molho porque ele possui substancias antinutricionais (tripsina, fitatos, polifenóis e oligossacarídeos não digeríveis) essas substancias além de inibir a absorção de alguns nutrientes são responsáveis também por causar distensão abdominal (inchaço), dor e flatulência (gases), ao deixar o feijão de molho essas substancias são elimi-nadas.


Diante dessa informação, você já pode concluí que não é bom reutilizar a água em que o fei-jão ficou de molho. Aí você me pergunta…… Fe e os nutrientes do feijão não se perdem jogando a água fora? Sim, alguns estudos apontam que minerais como ferro, cálcio, zinco, entre outros se perdem no remolho, porém o restante que ficam nos grãos após o cozimen-to apresentam mais biodisponibilidade bem como as proteínas. Em outras palavras essas substâncias antinutricionais impedem desses nutrientes serem absorvidos pelo organismo e ao deixar os grãos de feijão de molho e descartar a água os nutrientes e a proteína ficam mais fácies de serem absorvidos pelo organismo.


O tempo ideal para você deixar o seu feijão de molho varia de 8h a 12h e a água deve ser trocada pelo menos 3 vezes. Dá para acelerar esse processo colocando os grãos em meio ácido como limão ou vinagre, uma colher de sopa de vinagre ou meio limão pequeno para uma xícara de feijão de molho em duas xícaras de água. Você pode ajustar essa medica de acordo com a quantidade de feijão que você prepara.


Agora você pode saborear o feijão sem ter desconforto abdominal depois, além de que seu feijão vai ficar clarinho e vai cozinhar rapidinho depois dessas informações.

 


Gente, só gordo come doce? 🤔🤔🤔🤔
Não sei vocês, mas eu amo um brigadeiro, pudim de leite, pavê, mousse de cupuaçu então…. Hummmm 😋😋😋😋😋

Recentemente estava vendo um programa de culinária o qual a apresentadora recebia uma convidada magra que foi questionada se gostava de doces, ela prontamente respondeu que AMAVA DOCES, e apresentadora falou… “mas você é magra não parece que come doce”.

A nutrição está passando por mudanças, frases como esta não devem e não são mais aceitas. Existe diferentes biótipos (graças a Deus seria um saco todo mundo igual nesse mundo) e se a comida é gostosa todo mundo quer comer.

Rótulos são para produtos e não pessoas.


Quando pergunto se a pessoa já fez alguma dieta, sempre me falam uma lista sem fim e quando eu pergunto quando foi sua última refeição com satisfação? Aquela refeição que você saboreou o que comeu? A resposta as vezes vem em forma de silêncio 🤔🤔🤔🤔 ou “Nutri não lembro” ou ainda “Não sei mais o que eu gosto de comer porque não sinto prazer em nada do que eu como” 😢😢😢

Em uma época com tantas restrições, falar de prazer em se alimentar parecer pecado ou até que estamos ensinando a cometer um crime.

Calma gente! É comida… e ela é combustível para nosso corpo. Se você gosta de café com pão de manhã.. coma! Se gosta de tapioca e café.. coma ! De cuscuz? Me chama para comermos juntos 😋😋😋😋 Agora não se torture comendo algo que não gosta só por modismo. Você não merece isso!😉

É muito comum eu receber pacientes no consultório falando que começou a mudança no hábito alimentar antes da consulta. Dentre as mudanças agora está consumindo um mix de castanhas, quando pergunto quantas castanhas contêm o mix que consome no dia não sabe informar.

A castanha do Pará/Brasil é a preferida, ela é rica em minerais como selênio, fósforo, magnésio, cálcio, potássio, manganês, zinco e cobre, porém a quantidade desses minerais muda de acordo com o solo. Esses minerais combatem o envelhecimento celular, atuam na formação óssea e protéica e ajudam na absorção de outros nutrientes e muitas outras coisas.

A castanha do Pará/Brasil é composta de 60 a 70% de gordura e de 15 a 20% de proteína… Ah Fê mas essa gordura é benéfica ao nosso organismo!… Simmmm, sem dúvida, porém se seu objetivo é emagrecer grandes quantidades desse alimento vai atrapalhar o processo, sem falar que grandes quantidades de selênio no organismo afeta o sistema gastrointestinal, enfraquece as unhas, causa fadiga, queda de cabelo e outros problemas.
Respeitar a sua necessidade diária é o segredo.


Confira nossas dicas


×

Powered by WhatsApp Chat

× Agende sua consulta